Saúde

Livre-se da gordura no fígado

Cerca de 20% dos brasileiros sofrem com a esteatose hepática, mais conhecida como “gordura no fígado”. Aprenda sete estratégias à mesa que ajudam o órgão a perder a gordura.

1- Maneire no carboidrato: ’’Ele é o grande vilão da história’’, define a nutricionista Luciana de Carvalho, do departamento de gastroenterologia da Universidade Federal de São Paulo. ‘’Isso não significa que pães e massas devam ser abolidos do dia a dia’’, esclarece a especialista. ‘’Mas é preciso consumi-los com moderação.’’

2 – Cuidado com algumas gorduras: Quem se abarrota de carnes vermelhas, manteiga, frituras e biscoitos industrializados leva para dentro do organismo um batalhão de gorduras saturada e trans. Daí, a silhueta e, claro, o fígado engordam.

3 – Invista nas fibras: A aveia, o farelo de trigo, as massas integrais, as frutas e as verduras são exemplos de fontes dessas substâncias que se revelam grandes aliadas de um fígado em forma.

4 – Aposte nas gorduras do bem: Estamos falando dos ácidos graxos monoinsaturados e dos parceiros polinsaturados. Com o perdão dos palavrões, são essas as gorduras que merecem respeito porque ajudam o fígado emagrecer.

5 – Conte com os antioxidantes: Ícones de qualquer alimentação balanceada, os vegetais são os principais reservatórios das substâncias que enfrentam os radicais livres, moléculas que podem prejudicar o corpo – e o fígado.

6 – Atenção ao álcool: Eis um assunto que merece bastante cautela. Quando o fígado engorda mas ainda não se tornou refém inflamações – só nesses casos -, pode-se tomar até uma taça de vinho tinto (de 100 a 200 mililitros) por dia.

7-gordura-no-fígado7 – Perca peso, mas vá devagar: É necessário manter o rigor – aliando a dieta à prática de exercícios físicos – para emagrecer, mas é loucura tentar mandar para o espaço quilos e quilos num curto espaço de tempo.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 12 + 6 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top