Localizado ao lado do rio Tamanduateí, no Ipiranga, sistema irá minimizar efeitos de enchentes nos bairros da Vila Prudente e Mooca
Os moradores da região da zona leste, na capital paulista, acabam de ganhar mais uma estrutura para ajudar a reduzir o efeito das chuvas. O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta quarta-feira (1), o piscinão Guamiranga, o maior da cidade, com capacidade para acumular 850 milhões de litros.
Localizado ao lado do rio Tamanduateí, no Ipiranga, o piscinão irá contribuir para minimizar o risco de inundações no trecho a jusante, especialmente nos bairros da Vila Prudente e Mooca, com reflexos em todos os bairros abaixo, até o centro da cidade, beneficiando cerca de 1 milhão de pessoas.
![](http://www.gazetadamooca.com/wp-content/uploads/2017/02/dsc_0267.jpg)
O Governador Geraldo Alckmim, participa da inauguração do Piscinão Guamiranga; e assina autorizo para cessão definitiva dos reservatórios de retenção do Guamiranga, Olaria e Oratório à Prefeitura de São Paulo. Foto: Arnaldo Nolasco/ Gazeta da Mooca
“O piscinão funciona quando a água do Rio Tamanduateí sobe muito. As comportas são abertas e reserva a água. Quando passa a tempestade, a água é devolvida ao Tamanduateí por um sistema de bombeamento e o reservatório fica vazio de novo esperando a nova chuva,” explicou o governador.
O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) já construiu, ao todo, 7 piscinões na capital paulista, totalizando uma capacidade de reservação de 2 milhões de metros cúbicos de água das chuvas.
![](http://www.gazetadamooca.com/wp-content/uploads/2016/12/logo5-1.png)