Notícias

Monumentos da cidade estão iluminados para incentivar o “Novembro Azul”

Para conscientizar a população masculina acima de 50 anos sobre a importância da realização de exames preventivos do câncer de próstata, cinco monumentos da cidade estão iluminados na cor azul até o dia 30 de novembro. Os locais que fazem parte da campanha Novembro Azul são o viaduto do Chá, Biblioteca Mário de Andrade, ponte das Bandeiras, monumento às Bandeiras e estátua do Borba Gato.

A ação tem o objetivo de orientar o público masculino a cuidar melhor da saúde. O movimento chama a atenção também para os perigos, prevenções e diagnóstico para o diabetes, cujo dia mundial aconteceu na última segunda-feira (14). No cenário internacional, o Novembro Azul é conhecido como “Movember” – junção das palavras mustache e november – respectivamente, bigode e novembro em inglês.

O movimento começou na Austrália, em 2003, em virtude do “Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata”, celebrado em 17 de novembro.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), em 2016 há uma estimativa de 61 mil novos casos no país. É recomendável que os exames periódicos sejam feitos a partir dos 50 anos. No entanto, homens que se encaixam em fatores de risco da doença (casos de câncer de próstata na família, negros ou que possuem problemas de obesidade, alcoolismo e tabagismo) devem fazê-los a partir dos 45 anos.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, atualmente, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença no Brasil, o que representa 6,9% da população. A estimativa é que o diabetes alcance em torno de 387 milhões de pessoas em todo o mundo. No mês passado, os cinco monumentos foram iluminados pela campanha Outubro Rosa, para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quanto é 12 + 11 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top