Comunidade

Novo programa para o desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos é lançado em SP

Proteger crianças de 0 a 3 anos. Esse é o objetivo do Programa São Paulo Pela Primeiríssima Infância, do Governo do Estado de São Paulo. A ação inédita envolve uma ampla rede de proteção e políticas públicas voltadas às crianças nessa faixa etária.

O programa é composto por um conjunto de ações que inclui um novo protocolo clínico, cursos de especialização em desenvolvimento infantil e criação do Caderno da Família, do Cartão da Criança e do Índice Paulista de Desenvolvimento da Primeira Infância.

A implantação se dará em todos os municípios paulistas por meio de parcerias com a sociedade civil, além de um convênio com a Fundação Cecília Souto Vidigal, referência no trabalho e promoção do desenvolvimento da infância no Brasil.

 

Planejamento

O Índice Paulista de Desenvolvimento da Primeira Infância, elaborado pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), é semelhante ao índice utilizado pela Unicef e trará o diagnóstico da real situação das crianças de 0 a 3 anos no Estado. A partir dos dados coletados, cada gestor dos municípios poderá fazer seu planejamento de atenção integral. São Paulo é o primeiro Estado a implantar o índice.

O programa começa com 41 municípios e gradativamente será expandido para o restante do Estado. Em 2013 a previsão de investimento é de R$ 5,5 milhões.

O São Paulo Pela Primeiríssima Infância levará cursos presenciais, em parceria com a Escola de Enfermagem da USP (Universidade de São Paulo), de especialização em desenvolvimento infantil para 300 gestores e técnicos selecionados no Estado.

 

Caderno da Família e Cartão da Criança

O Caderno da Família traz um material inovador para informar pais, avós, babás, professores de creches e cuidadores sobre as diferentes fases de desenvolvimento da criança.

Nele, a família poderá consultar os estímulos que deve oferecer e sobre os cuidados que a criança deve ser submetida, como consultas e imunização. O Cartão da Criança será entregue para as famílias para o registro e controle das consultas e intercorrências de saúde da criança, ampliando a rede de proteção nessa faixa etária.

 

Primeira infância

O desenvolvimento humano é mais veloz nos primeiros três anos de vida. Quanto mais experiências positivas, mais o cérebro é capaz de realizar conexões e se desenvolver de modo saudável. A fase de 0 a 3 anos é fundamental para o desenvolvimento intelectual e social da criança.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 10 + 9 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top