A Petrobras foi fundada no dia 3 de outubro de 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas, com o objetivo de executar as atividades do setor petrolífero no Brasil em nome da União.
A criação da Petrobras foi resultado da campanha popular que começou em 1946, com o histórico slogan “O petróleo é nosso”.
Ao completar 60 anos é a maior empresa do Brasil, atuando de forma integrada nas atividades de exploração e produção, refino, comercialização, transporte e petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, biocombustíveis e energia elétrica em 25 países.
Possui mais de 100 plataformas de produção, 16 refinarias, 30 mil quilômetros em dutos e mais de seis mil postos de combustíveis. As atuais reservas provadas estão em torno de 14 bilhões de barris de petróleo, mas a perspectiva é de que esse número, no mínimo, dobre nos próximos anos. Com a descoberta de petróleo e gás na região do pré-sal, o Brasil pode ser o 4º maior produtor de petróleo do mundo em 2030.
A empresa se solidificou através de uma trajetória de superação de desafios desde 1953, quando foi criada. O principal deles foi o desenvolvimento de uma tecnologia específica para exploração e produção em águas profundas e ultraprofundas, onde estão mais de 90% das reservas. Com inovação e ousadia, a Petrobrás é a empresa brasileira que mais gera patentes no país e no exterior.