Procura-se interessados em apoiar um projeto para preservação da memória da Mooca e do Clube Atlético Juventus. Aprovado na Lei Rouanet, o projeto “Mundo Mooca” prevê a criação de um memorial dentro do estádio da Rua Javari, com etapas de trabalho que vão desde a coleta de materiais como fotos, documentos e objetos que contam a história do bairro e do Juventus, até a seleção do que será exposto e a montagem do espaço.
Com a aprovação do projeto na lei de incentivo à cultura, as empresas interessadas em patrocinar a iniciativa poderão abater o que for investido do Imposto de Renda a ser pago, dentro do limite de 4%. E ainda terão sua marca veiculada ao longo do projeto e no futuro memorial.
A expectativa, segundo Eduardo Barile, um dos idealizadores do “Mundo Mooca”, junto com o fotógrafo Marcello Vitorino e a jornalista Nilva Bianco, é que com a captação de recursos, em breve a primeira etapa, de coleta de materiais, possa ser iniciada.
O trabalho até a instalação e abertura do memorial envolverá profissionais de áreas como história, museologia, bliblioteconomia, arquitetura, curadoria, jornalismo e outras. E também a comunidade, convidada a compartilhar seus arquivos e memórias. Entre as ações propostas e aprovadas pelo Ministério da Cultura está a coleta, em vídeo, de depoimentos de antigos moradores do bairro e ex-jogadores do Juventus, que serão editados e integrarão a exposição.
“Existem milhares de imagens e outros materiais sobre a Mooca e o Juventus esperando para serem identificados, organizados, catalogados e levados ao público”, enfatiza Barile, lembrando que a atual fase, de captação de recursos, é essencial para a viabilização do projeto. Além do memorial físico, também será criada uma exposição virtual com os materiais coletados.
Saiba mais em:
https://www.facebook.com/mundomooca