Comunidade

Projeto prevê criação de memorial sobre a Mooca e o Juventus

Procura-se interessados em apoiar um projeto para preservação da memória da Mooca e do Clube Atlético Juventus. Aprovado na Lei Rouanet, o projeto “Mundo Mooca” prevê a criação de um memorial dentro do estádio da Rua Javari, com etapas de trabalho que vão desde a coleta de materiais como fotos, documentos e objetos que contam a história do bairro e do Juventus, até a seleção do que será exposto e a montagem do espaço.

Com a aprovação do projeto na lei de incentivo à cultura, as empresas interessadas em patrocinar a iniciativa poderão abater o que for investido do Imposto de Renda a ser pago, dentro do limite de 4%. E ainda terão sua marca veiculada ao longo do projeto e no futuro memorial.

A expectativa, segundo Eduardo Barile, um dos idealizadores do “Mundo Mooca”, junto com o fotógrafo Marcello Vitorino e a jornalista Nilva Bianco, é que com a captação de recursos, em breve a primeira etapa, de coleta de materiais, possa ser iniciada.

O trabalho até a instalação e abertura do memorial envolverá profissionais de áreas como história, museologia, bliblioteconomia, arquitetura, curadoria, jornalismo e outras. E também a comunidade, convidada a compartilhar seus arquivos e memórias. Entre as ações propostas e aprovadas pelo Ministério da Cultura está a coleta, em vídeo, de depoimentos de antigos moradores do bairro e ex-jogadores do Juventus, que serão editados e integrarão a exposição.

“Existem milhares de imagens e outros materiais sobre a Mooca e o Juventus esperando para serem identificados, organizados, catalogados e levados ao público”, enfatiza Barile, lembrando que a atual fase, de captação de recursos, é essencial para a viabilização do projeto. Além do memorial físico, também será criada uma exposição virtual com os materiais coletados.

Saiba mais em:

www.mundomooca.com.br

https://www.facebook.com/mundomooca

www.juventus.com.br

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 8 + 10 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top