Câmara Municipal

Agora é Lei: valorização dos Campeonatos de Várzea para Mulheres 

O PL (Projeto de Lei) 225/2023, autoria da vereadora Jussara Basso que inclui no calendário oficial de eventos da cidade a Semana das Mulheres da Várzea foi sancionado pelo Executivo. O objetivo da Lei nº 18.056/2023 é divulgar e valorizar as mulheres que participam de campeonatos varzeanos para fortalecer a prática feminina no esporte. O período escolhido para promover atividades anuais é a semana de 9 de março. 

A autora explica a importância desta Iniciativa. “Quem movimenta o esporte e o lazer nas periferias, sem dúvida nenhuma, é o futebol da várzea. E por incrível que pareça não são os homens os grandes protagonistas disso. Na verdade, são as mulheres que organizam os jogos,  providenciam os uniformes, e preparam a alimentação. Além disso, tem mulheres que são treinadoras, diretoras dos times mulheres, e as que participam das competições como jogadoras. A proposta de criar essa semana no mês de março é para comemorar a existência e a permanência dessas mulheres guerreiras nesse ambiente extremamente masculino”, define Jussara.  

 
“Durante décadas tivemos leis que proibiam a atuação das mulheres no futebol e agora temos cada vez mais times femininos em grandes clubes, como o Corinthians, Palmeiras e até a Seleção Brasileira feminina de futebol. Por isso, é fundamental valorizar as mulheres que estão na várzea. Afinal, é ali que se inicia a carreira daqueles que se tornam grandes craques. Além da valorização, estamos abrindo espaço para a formação de meninas que no futuro também poderão ser vistas em campo para conseguir integrar grandes clubes e até a seleção brasileira. Nosso objetivo é que a mulher possa ocupar cada vez mais espaços que antes eram essencialmente ocupados apenas pelos homens”, conclui a vereadora.  
 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 6 + 3 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top