A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta terça-feira (9/4), na Vila Prudente, a 18ª unidade do Descomplica SP, equipamento que garante mais agilidade para os munícipes que utilizam os serviços públicos da cidade. A unidade oferece serviços da SMADS, SPTrans, ADE Sampa, Junta Militar e Subprefeitura, impactando quase 105 mil habitantes com os serviços disponíveis.
“Tivemos que enfrentar várias batalhas para implantar esses equipamentos que são de extrema importância para a população, com esta que é a 18ª unidade entregue”, afirmou o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Bruno Lima.
Com um investimento de aproximadamente R$ 922 mil, a unidade conta com 45 funcionários, distribuídos em seus 249 metros quadrados e capacidade para fazer até 650 atendimentos diários. Os cidadãos terão à disposição mais de 350 serviços públicos.
O Descomplica SP facilita a vida das pessoas, por oferecer mais agilidade na oferta dos serviços públicos, como os da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e consultar a situação de outros benefícios.
Além disso, o Descomplica Digital é um espaço de cidadania digital dentro das unidades do Descomplica, para conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos, como consulta ao PIS e o Serasa, além de fazer boletim de ocorrência on-line.
Os atendentes são capacitados para entender a necessidade, identificar o serviço correspondente e ajudar o cidadão a realizar cada etapa do serviço digital.
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Prudente
Durante a solenidade de inauguração do Descomplica SP, o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, assinou a ordem de serviço para início das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Prudente. A entrega está prevista para outubro de 2025.
Com custo inicial de construção de mais de R$ 16 milhões, a unidade será qualificada como modelo III, com a atendimentos de urgência e emergência 24 horas, além de contar com uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).