Nacional

Aneel propõe diminuir em até 37% os valores das bandeiras tarifárias

A Agência Nacional de Energia Elétrica ( Aneel ) aprovou nesta terça-feira (22) a abertura de uma consulta pública sobre a diminuição dos valores das bandeiras tarifárias que são incluídas nas faturas de energia elétrica dos consumidores. A consulta ficará disponível de 23 de agosto a 6 de outubro. A iniciativa ocorre pois existe maior disponibilidade energética no Brasil.
De acordo com o plano, a maior redução proposta incidiria sobre a bandeira tarifária amarela, a qual apresentaria uma diminuição de aproximadamente 37%. Isso acarretaria em uma mudança dos atuais 29,89 reais por megawatt-hora (MWh) para 18,85 reais por MWh.
Quanto à bandeira vermelha , especificamente no patamar 1, a sugestão é uma redução de 31%, resultando em 44,64 reais por MWh. Já no patamar 2 da bandeira vermelha, a proposta busca uma queda de quase 20%, estabelecendo-se em 78,77 reais por MWh.
Existe a possibilidade de que os valores sofram alterações, dependendo da análise feita pelo órgão regulador, considerando as contribuições a serem recebidas por parte dos interessados. “A proposta de redução anunciada pela Agência também repercutirá favoravelmente sobre os reajustes tarifários ordinários (das distribuidoras de energia)”, disse a Aneel, em nota.
Além disso, o órgão defendeu que a redução dos valores das bandeiras tarifárias será possível graças ao cenário hidrológico favorável e à grande oferta de energia renovável no Brasil. A bandeira tarifária de agosto continua verde, o que significa que não haverá cobrança adicional nas contas de energia elétrica dos consumidores brasileiros.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 5 + 5 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top