Economia

Senado aprova aumentos do salário mínimo e da faixa de isenção do IR

O Senado aprovou nesta quinta-feira (24) a Medida Provisória (MP) que aumenta o valor do salário mínimo para R$ 1.320 e a faixa de isenção do Imposto de Renda para R$ 2.640. O texto, que já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (23), vai agora à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A MP já estava em vigor desde 1º de maio, quando foi publicada, mas ainda precisava da aprovação do Congresso para não perder validade.
Além do reajuste do salário mínimo e do aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda, a MP também define a nova política de valorização do salário mínimo. De acordo com o texto aprovado pelos parlamentares, o salário vai crescer anualmente, além do percentual da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior, o percentual de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.
Em 2024, por exemplo, o salário mínimo vai crescer a porcentagem referente ao INPC dos últimos 12 meses encerrados em novembro de 2023 (para o fim do ano, o índice está estimado em 4,9% pelo Ipea) mais a porcentagem de crescimento do PIB de 2022 (2,9%).

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 9 + 5 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top