No dia 19 de abril, o Hospital das Clínicas completará oito décadas de existência. O complexo hospitalar, que hoje conta com oito institutos, receberá mais um: o Instituto Dr. Ovídio Pires de Campos.
Com 14 andares, uma área de 19 mil m², 14 salas cirúrgicas, 17 leitos de recuperação cirúrgica e outros dez de UTI, a construção proporcionará um aumento de 178% na capacidade mensal de realização de cirurgias ambulatoriais. A outra estrutura por vir, o Centro de Pesquisas Clínicas, contará com nove andares em uma área de aproximadamente 9,5 mil m². Seu objetivo é receber o recrutamento e acompanhamento de pacientes e voluntários dos estudos clínicos.
Segundo o superintendente, os novos prédios devem estar prontos entre 18 e 24 meses e vêm para contribuir com um hospital que recebe anualmente 113 mil atendimentos de urgência e emergência, 926 mil consultas ambulatoriais, 682 mil exames de imagem, 61,5 mil internações, 33,3 mil cirurgias e 11 milhões de exames de análises clínicas (laboratoriais).