Comunidade

Busto do Padre José de Anchieta

Monumento Histórico da Mooca

Anchierta
Esse marco da história está localizado no canteiro central da Avenida Paes de Barros, com a Rua Mooca. Até 1984 a Mooca possuía 117 anos de Comarca, todavia o ilustre mooquense Eugênio Luciano Júnior nascido em 18 de Julho de 1937 e tendo falecido em 10 de Fevereiro de 1999, pesquisador incansável buscou nas obras de historiadores da Biblioteca do Arquivo Histórico Municipal e nas atas da Câmara de São Paulo, a resposta tão almejada que mudou o aniversário da Mooca, a saber: Há um fato concreto: a 17 de Agosto de 1556, dois anos e pouco após a arribada dos jesuítas, a governança de Santo André comunicou aos moradores estarem todos “obrigados a fazer a ponte de rio Tameateí ou Tomereti, (hoje Rio Tamanduateí), que passa por junto da vila todas as vezes que disso tiver necessidade de consertar-se mandarão que por todo este mês de Agosto deste dito ano (1556) consertem a dita ponte”.
Após a pesquisa, a Mooca que em 1984 possuía 117 anos, passou a comemorar no da 17 de Agosto de 1985, coma inauguração do Monumento Histórico, o seu 429º aniversário, resgatando 312 anos de história. O Projeto do Monumento é do Arquiteto Luiz D’Amore e a escultura do Padre José de Anchieta do escultor Victorio Simigaglia, um mooquense à época com 83 anos.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 3 + 13 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top