Cultura e Lazer

Câmara inaugura escultura em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog

A Câmara Municipal inaugurou no dia 25/10 a escultura ‘Vlado Vitorioso’ em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, morto nas dependências do DOI-CODI durante o regime militar, em 1975. A cerimônia aconteceu na praça que recebe o nome do jornalista e contou com os familiares, jornalistas, estudantes e vereadores da Casa.

Com 200 kg de bronze fundidos e 2,20 metros de altura, a obra do artista Elifas Andreato faz parte do processo de revitalização da praça, que começou com a reinauguração do nome do local, no ano passado, mediante Projeto de Lei de 2013. Andreato conta que a escultura é uma reprodução em escala humana da que fez para o prêmio especial da ONU (Organização das Nações Unidas), em 2008, em comemoração aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A data da cerimônia remete ao dia da morte do jornalista, que também foi eternizada pelo artista com o mosaico homônimo presente na praça. Durante o evento, os presentes cantaram o Hino à República para simbolizar a liberdade como um valor e uma conquista inegociável numa democracia.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 8 + 10 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top