Variedades

Cansaço mental: Confira algumas dicas para combater a sensação de esgotamento

O que você faz para driblar o cansaço mental? Aposta numa bebida energética, tenta comer melhor ou dormir mais? Essas medidas podem até trazer alívio temporário. Mas o esgotamento continua latente — sempre voltando para avisar que você ultrapassou algum limite. Confira aqui um compilado de estratégias que vão te ajudar a vencer o cansaço mental.

Simplifique suas decisões
Você sabia que, para cada decisão que tomamos — das mais banais às mais significativas — o cérebro exige energia? A dica é reduzir esse desgaste eliminando dúvidas desnecessárias. Steve Jobs e Barack Obama, por exemplo, aderiram à essa tática simplificando seus guarda-roupas.

Escolha os alimentos certos
É comum que as pessoas pesquisem sobre vitaminas e suplementos. Porém, a pílula mágica não existe. Se você quiser manter sua mente no máximo desempenho, elimine açúcares refinados e alimentos altamente processados ​​de sua dieta. Limite a cafeína. Prefira comer nozes (como amêndoas), frutas e grãos integrais. Não se esqueça de beber muita água.

Faça pausas no trabalho
Fazer pausas durante o expediente é uma forma de aliviar o cansaço mental e se manter produtivo. Pare a cada 20, 30 ou 40 minutos. Nesses intervalos, faça alguns alongamentos ou uma breve caminhada — você voltará à sua mesa com mais disposição.

Reveja seus hábitos noturnos
Para descansar, precisamos desacelerar. Ficar longe de estímulos antes de ir para a cama. Portanto, manter a televisão ligada, no quarto, até pegar no sono, é uma péssima ideia. O mesmo se aplica ao uso do celular. Experimente deixá-lo de lado horas antes de se preparar para dormir. Preste atenção à temperatura do quarto, limitação de ruídos e luminosidade, colchão e travesseiros adequados — só para citar alguns exemplos.

Movimente seu corpo
O cérebro adora oferecer recompensas pelo exercício, enviando rajadas de adrenalina, endorfinas e outros ‘produtos químicos da felicidade’ quando você corre, levanta, pula e dança. Além disso, aumenta o chamado fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), uma proteína responsável pelo crescimento e manutenção dos neurônios. Para obter esses benefícios, o ideal é que você se exercite, ao menos, 30 minutos por dia.

Libere espaço em seu HD mental
Transfira para o papel tudo o que ocupa espaço em sua memória. Em especial data, prazos para entregar trabalhos, listas de compras e compromissos agendados. Escrever nos permite registrar os pensamentos e examiná-los. Ao externá-los, vamos esvaziando a mente. Anotação por anotação, criamos um inventário mental de todas as escolhas que consomem nossa atenção. É o primeiro passo para retomar o controle de nossas vidas.

Fuja do perfeccionismo
O perfeccionismo sabota seu tempo e sua energia mental. Comece a observar se, em seu dia a dia, onde você aplica o perfeccionismo como meta. Inclusive em situações triviais, como responder uma mensagem, cuidar de pequenos afazeres domésticos e até mesmo as demandas do seu trabalho. Se tudo parece importante demais, exigindo soluções perfeitas, você tende a procrastinar e acaba fazendo tudo na última hora e isso vai aumentar consideravelmente a tensão para executar a tarefa. Lembre-se: Feito é melhor que perfeito.

Adote um método de organização prático
Estudos mostram que a desordem e o ambiente caótico limitam a capacidade de foco do seu cérebro. Comece criando uma lista de tarefas realista, onde você reserva um tempo exclusivo para a limpeza e organização do seu espaço. Aproveite para se livrar de objetos que você não usa, e não hesite em delegar responsabilidades a todos os que compartilham o espaço com você.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 14 + 3 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top