Saúde

Você tem a síndrome da pressa?

Atualmente vivemos em um momento no qual trabalhamos e vivemos em velocidade frenética, sendo que para muitas pessoas toda essa correria ainda não é suficiente para todas as suas atividades.
Assim, geralmente vivem dominadas por um sentimento de ansiedade, podendo em alguns casos desencadear em alterações comportamentais como, por exemplo, a chamada síndrome da pressa, caracterizada por sintomas como agonia, adoção e execução de diversas atividades simultaneamente, impaciência em situações corriqueiras e pouco interesse pelo o que os outros falam (geralmente interrompendo a todo o momento tais pessoas).
O indivíduo tem a sensação contínua de que o tempo deve ser aproveitado ao máximo, passando a considerar até mesmo seus períodos de descanso como sendo “perda de tempo”. Na maioria dos casos, ele mesmo não tem consciência de que está sendo dominado pela pressa, sendo bastante frequente suas queixas sobre o suposto pouco tempo que possui. Entretanto, quanto a isso, é geralmente ele mesmo quem transforma sua rotina nesta infinita correria; se sentindo valorizado quando supera suas metas, e culpado quando não está executando alguma tarefa.
Essas pessoas tendem a apresentar perfil ambicioso, agressivo e competitivo; com fala rápida e enfática. Além disso, tensão muscular, cansaço constante, insônia, falta de concentração e tendência à ingestão excessiva de remédios e bebidas são outros traços.”
Se você se identifica com esses sintomas, algumas medidas devem ser tomadas para evitar as consequências que este estresse desencadeia.
Reorganizar a agenda, delegar atividades a outras pessoas, adequar as expectativas somente àquilo que é possível, compreender seus limites, conversar sobre assuntos que não dizem respeito unicamente a seu trabalho, ter mais contato com amigos e familiares e reservar momentos diários de descanso são algumas medidas bastante úteis. Em alguns casos, auxílio psicoterápico poderá ser necessário.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 13 + 9 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top