Saúde

Casos de dengue sobem 13,9% na cidade de São Paulo em um ano 

A cidade de São Paulo registrou 13.509 casos de dengue confirmados no ano de 2023, um aumento de 14,3% na comparação com o mesmo período no ano passado. Os dados são do último boletim epidemiológico divulgado pela secretária de saúde essa semana. 

O município contabiliza 10 óbitos por dengue e ainda investiga se outros cinco foram causados pela doença. 

A Secretaria municipal de Saúde informou que realiza ao decorrer do ano ações para prevenir e combater a proliferação do mosquito. São feitas visitas casa a casa, vistorias em imóveis e pontos estratégicos, além de bloqueios de criadouros. 

Vacina no SUS 

O Ministério da Saúde anunciou no último dia 21 a incorporação da vacina contra a dengue ao SUS. A vacina, chamada Qdenga, é o primeiro imunizante contra a doença a ser oferecido em um sistema público de saúde universal. 

A vacina será disponibilizada inicialmente para um público-alvo prioritário, que será definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI). A previsão é que sejam entregues 5,082 milhões de doses em 2024. 

O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. A vacina é indicada para pessoas de 4 a 60 anos, independentemente de exposição prévia ao vírus. 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 7 + 11 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top