Esportes

Pelé recebe homenagens após 1 ano de morte 

O dia 29 de dezembro de 2022 marcou o fim da trajetória de Pelé, vítima da falência múltipla de órgãos pela progressão de um câncer no cólon e infecção respiratória. O jogador ficou um mês internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde morreu aos 82 anos.  Ao longo do dia, Pelé foi relembrado em cerimônias religiosas na cidade onde nasceu, em Minas Gerais, e em uma missa no Santuário do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. 

 Nas redes sociais, o Santos, time que projetou a carreira de Pelé, relembrou a trajetória no clube, cuja “história foi marcada por 1.116 jogos, os 1.091 gols, os 45 títulos pelo Santos FC. Com um simples apelido, um número 10 nas costas e assim se tornou o maior de todos os tempos. Um Rei para sempre”. 

Conmebol e FIFA 

O eterno camisa 10 da Seleção Brasileira foi homenageado pela Confederação Sul-Americana de Futebol. 

Pelo X, a Conmebol publicou uma ilustração de Pelé com a camisa verde e amarela, coroa e troféus, incluindo as taças do tricampeonato da Copa do Mundo conquistadas pelo jogador. 

“Um ano sem o eterno rei! Pelé deu vida à camisa 10, transcendeu fronteiras e mudou a história do futebol. Sua genialidade em campo mostrou ao mundo o melhor do talento sul-americano. Inigualável. Incomparável. O dono de um legado único e imortal”, afirma a publicação. 

No Cristo Redentor 

A imagem do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, recebeu projeções das camisas mais famosas usadas ao longo da carreira de Pelé. O Papa Francisco enviou uma mensagem em homenagem ao Rei que foi lida por Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro. 

Missa na terra natal 

Uma missa foi celebrada em homenagem à morte de Pelé na Igreja Matriz Sagrada Família, em Três Corações, em Minas Gerais. O jogador nasceu na cidade e foi batizado na igreja onde foi homenageado.  

Mais homenagens 

O Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, preparou em dezembro um esquema especial para receber os fãs de Pelé para visitar o local. Desde a abertura do espaço para visitação, em maio de 2023, o local recebeu 7 mil pessoas.  

No último dia 25 de dezembro, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que institui o dia 19 de novembro oficialmente como Dia do Rei Pelé. A data foi escolhida por ser a data que Pelé marcou seu milésimo gol, em 1969, em jogo do Santos contra o Vasco, no Maracanã. 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 6 + 13 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top