1 – O hábito do cafezinho
Impulsionado pelas pesquisas que apontam os benefícios sobre o café, algumas pessoas pensam que seria bom para a dieta incluir mais algumas xícaras da bebida na rotina. Mas um estudo revelou que o consumo de café acima de cinco xícaras por dia pode levar a um aumento no acúmulo de gordura nas células, efeito contrário àquele alcançado com uma xícara a menos.
2 – Almoço com grandes
grupos de amigos
A mesma pesquisa afirma que saindo para jantar com apenas um amigo, você vai comer cerca de 35% a mais do que quando sozinho; com um grupo de quatro pessoas, cerca de 75% a mais; e em grupos de sete ou mais, 96% a mais. As razões para os excessos? Gastar mais tempo à mesa, acompanhando o ritmo dos amigos que podem não estar tão preocupados quanto você com relação a uma dieta.
3 – Substituir o leite
integral pelo desnatado
A teoria é que a gordura do leite, em comparação com outras fontes de calorias, faz-nos sentir mais completos, o que nos faz consumir menos calorias vindas de outras fontes. O corpo pede a compensação. Em vez de consumir a gordura do leite integral, o organismo acaba obtendo a gordura de outras fontes, como açúcares refinados e amidos.
4 – Despensa cheia demais
Alimentos estocados são consumidos duas vezes mais rápido que outros alimentos em casa. A questão é simples: pacotes volumosos dão visibilidade àqueles alimentos, o que leva à impulsividade na hora de consumí-los.
5 – O vício na balança
Foram testadas algumas pessoas que estavam de dieta e aquelas que receberam um número mais vago como meta (uma faixa de peso, em vez do peso exato) foram mais bem sucedidas: elas perderam até quatro quilos em apenas três semanas, enquanto os participantes que receberam a sua pontuação em um número exato ganharam até um quilo, em média.