Página Inicial

Coceira no ouvido? Nada de cotonete!

A situação é bem comum: de repente a orelha começa a coçar. Daí, tem um cotonete pedindo para ser usado ou mesmo uma tampa de caneta daquelas bem fininhas que vai ajudar e muito no alívio da coceira.

Embora comum, essa é uma prática não recomendada pelos especialistas. “A utilização de objetos não adequados no conduto auditivo externo pode causar lesões graves na pele que protege o ouvido ou até perfurações timpânicas graves”, explica o otorrinolaringologista do Hospital CEMA, Cícero Matsuyama. Vale lembrar que a perfuração do tímpano pode causar perda de audição, então todo cuidado é pouco.
Para saber como lidar com essa coceira desagradável é importante verificar, primeiramente, a causa. As alergias costumam estar por trás de boa parte desses casos.

“O processo alérgico é uma das principais causas desse prurido no ouvido, e se caracteriza pela descamação da pele e, em alguns casos, até saída de líquido que extravasa pelo ouvido. O excesso de cera e a alergia que acometem a cavidade nasal e garganta, por terem uma íntima relação anatômica, também podem ocasionar crises alérgicas e sensação intensa de coceira nos ouvidos e olhos”, detalha o especialista.


Mas, então, o que fazer quando o ouvido começar a coçar?

Primeiramente é essencial investigar a causa. Coceiras que não passam precisam ser investigadas por um otorrinolaringologista. A principal dica é: não introduzir nenhum objeto ou substância no conduto auditivo para aliviar a coceira.

“É importante não deixar entrar água nos ouvidos durante o banho também. Para isso proteja-o com algodão embebido em óleo de hidratação de bebês, quando entrar no chuveiro. O óleo de hidratação impermeabiliza o conduto auditivo externo e ajuda a hidratar a pele, diminuindo a descamação e a coceira no ouvido”, esclarece Matsuyama.

O óleo, nesse caso, pode ser excelente para minimizar o ressecamento da pele e o excesso de cera, dois dos principais responsáveis pelo prurido. Então na hora da coceira prefira esse item à tampa de caneta, que foi criada com outra finalidade, vale lembrar.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 8 + 8 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top