Culinária

Mini Panetone Caseiro

Faça uma “esponja” com:
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de açúcar; ½ envelope de fermento biológico seco; 1/2 xícara (chá) de água morna. *Misture tudo e deixe descansar por 20 minutos. Dê preferência a um local abafado (pode ser dentro do microondas).

Em outro recipiente misture:
250ml de leite em temperatura ambiente; 1 e 1/2 colheres (sopa) de manteiga sem sal amolecida (não é líquida, é em ponto de pomada); 2 ovos levemente batidos; 2 colheres (sopa) de essência de panetone. Acrescente à “esponja” que ficou descansando.

Junte aos líquidos acima:
1/2 kg de farinha de trigo; 10 colheres (sopa) de açúcar; 1 pitada de sal.

MODO DE FAZER:
Misture com uma colher grande. Quando todos os ingredientes estiverem bem incorporados e formar uma massa pegajosa acrescente: 200g de frutas cristalizadas e 100g de uvas passas.

Preencha as forminhas um pouco mais que a metade e mantenha em local abafado por 40 minutos. Leve ao forno em 200º até dourar a superfície.

Para a cobertura pegue 1 xícara de açúcar de confeiteiro e coloque água fervente bem aos poucos (use uma colher de café) até virar um creme grossinho. Espalhe por cima e “cole” as frutinhas.
Você também pode fazer com chocolate. Para não ficar doce demais, use tabletes de chocolate mais amargo, tipo 50% cacau.

Para decorar, podem ser usados MMs ou gotinhas de chocolate que vc encontra nas docerias. Lá você encontra também as forminhas de papel para assar os mini panetones. A validade fora da geladeira é de 7 dias.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 9 + 11 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top