Página Inicial

Conheça os prós e contras de cada posição para dormir

 

Poucos hábitos são tão eficientes para melhorar a saúde do que dormir: fortalece a memória, ajuda a controlar a hipertensão e o diabetes, diminui riscos de doenças cardiovasculares e até mesmo previne a obesidade e a depressão!  Mas para isso, só tendo uma noite muito bem dormida. E um dos fatores que podem estragar tudo isso é a posição em que nos deitamos. Veja essas dicas:

 Dormir de lado

Essa é considerada a melhor posição para dormir, porque se consegue manter a coluna mais alinhada. Além disso, é uma posição que permite que tanto a cabeça quanto os pés fiquem da altura do coração, o que facilita muito a circulação, fazendo com que o corpo funcione normalmente durante o período em que você está dormindo.

Como melhorar a posição de lado:

O ideal é que o travesseiro tenha a altura do ombro, para a cabeça não ficar inclinada. Colocar um travesseiro entre os joelhos também é bom, porque um joelho bate no outro e assim eles ficam alinhados ao tronco.

A coluna também é um ponto de atenção: tente respeitar as curvas naturais dessa estrutura, nada de tentar ficar retinho! Manter as pernas levemente flexionadas e o quadril relaxado também são ótimas pedidas para não forçar o nervo ciático. Quanto aos braços, nada de colocá-los para cima. Dormir com o braço esticado em cima da cabeça pode fazê-lo acordar com dor no ombro, bursite ou tendinite, além de ser um reflexo de um travesseiro muito baixo.

Dormir de barriga para cima

Não é a posição mais indicada, mas o lado bom é que as articulações conseguem relaxar de forma satisfatória, impedindo torções e dores. Porém, a coluna não fica perfeita, além de aumentar a chance de problemas como a apneia ou ronco aparecerem, pois a língua vai para trás, atrapalhando a respiração.

Como melhorar a posição de barriga para cima:

Use um travesseiro baixinho. Assim, evita-se uma tensão na musculatura cervical. Coloque um travesseiro embaixo dos joelhos, o que permite que eles fiquem menos entendidos, relaxando os músculos da lombar e das coxas. Já os braços devem ficar ao longo do corpo, ou com as mãos pousadas levemente sobre o abdômen.

Dormir de bruços

Dormir de bruços é completamente contraindicado! Além de deixar o corpo reto tem o agravante do pescoço. Ao se deitar de lado, é preciso se virar para respirar, torcendo o pescoço cerca de noventa graus. Quando você coloca um travesseiro, então, além de torcer, você o hiperestende, causando dores cervicais.

E se mudo de posição ao longo da noite?

Infelizmente, só dá para con­trolar mesmo nossa posição antes de adormecer, depois disso, é normal que nosso corpo busque adaptação para ficar mais confortável, e nós acabemos nos movimentando um pouco. O que você pode fazer é sempre começar seu sono numa melhor posição. Porém, se você se mexe até demais, pode ser indicativo de outros problemas de sono.

Dá para mudar a posição em que eu durmo?

Outro problema é tentar mudar uma posição a qual seu corpo já está tão acostumado, não é mesmo? Mesmo os pequenos ajustes nas posições normais podem ser incômodos. Mas tudo é uma questão de treino e de insistência. No começo, você acaba voltando a posição ruim sozinho mesmo, mas com o tempo o corpo vai ficando cada vez mais na posição ideal e vai se acostumando. Pode ser um processo cansativo, mas vale a pena tentar melhorar, para garantir um sono mais leve e reparador, que vai inclusive recuperar você de todo esse esforço!

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 9 + 10 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top