Comunidade

População quer mudanças no Plano Diretor Estratégico

Com quatro horas e meia de duração e a participação de aproximadamente 150 pessoas – das Subprefeituras Mooca, Vila Prudente, Penha e Aricanduva/Vila Formosa que formam a macro região Leste1 – aconteceu a discussão pública da minuta do Projeto de Lei do novo Plano Diretor Estratégico do município de São Paulo.

O encontro faz parte de uma série promovida pela Prefeitura para garantir a ampla participação da população da cidade, que foi dividida em oito macro-regiões para tornar os trabalhos mais ágeis e facilitar o acesso aos interessados. As contribuições de todos serão enviadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e, posteriormente, à Câmara dos vereadores, para a votação da nova lei que norteará o desenvolvimento da capital nos próximos anos.

Na platéia do encontro da Leste 1 estavam presentes moradores, estudantes, empresários, líderes de movimentos sociais entre eles de moradia, além de membros do Conselho do Idoso, da Pastoral e dos CADES Penha e  Mooca- Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz.

Os presentes puderam fazer comentários manuscritos ou através do microfone, sendo que desses últimos quatorze foram registrados. Referindo-se ao tema habitação, a maioria das contribuições foi sobre a necessidade de repensar as áreas de ZEIs- zonas especiais de interesse social- e de controlar a verticalização dos bairros. Já em relação ao transporte, a maioria concordou ser urgente a ampliação da rede. Sobre as áreas verdes também houve unanimidade: acréscimo  e instauração de novos locais.

Os trabalhos tiveram início com a apresentação técnica do diretor do departamento de urbanismo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Kasuo Nakano, que abordou os temas constantes do PDE. Depois da fala de cada inscrito os subprefeitos presentes – Francisco Carlos Ricardo (Mooca), Patrícia Saran (Vila Prudente), Miguel  Perrela (Penha) e Dilian Guimarães (Aricanduva) fizeram comentários específicos sobre cada assunto.

Durante o evento foi distribuído material impresso com o pré-projeto do Plano, que também pode ser consultado pelo www.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br onde os munícipes podem, até o dia 6 de setembro, enviar suas propostas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 7 + 10 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top