Cultura e Lazer

Juventus recebe a mostra Nonni di São Paulo na Rua Javari

A partir de 18/4, os mooquenses poderão conferir os 23 totens de grandes proporções dedicados aos emigrantes italianos que escreveram páginas memoráveis no Brasil, como Rodolfo Crespi (o novo totem com maior destaque), o rei do algodão que fundou o Clube Atlético Juventus, e Donato Di Cunto, que teve uma história incrível antes de criar na Mooca uma das maiores empresas de confeitaria de São Paulo.

Para não falar de Luigi Bauducco, Evaristo Comolatti, Luigi Papaiz, Maria Bonomi, Umberto Cereser… e muitos outros. Todos hospedados no original galpão de grama sintética e das traves da quadra coberta de futebol na Javari.

A exposição Nonni di São Paulo tem apresentado depoimentos e histórias vivas de vovôs da imigração italiana no estado de São Paulo desde 2020.

Em 2024, são comemorados aqui e na Itália os 150 Anos da Emigração Italiana para o Brasil, e a mostra tem previsão de realização a partir de setembro em museus italianos (primeiro no Museo Nazionale dell’Emigrazione Italiana – MEI de Gênova) levando as histórias dos “Nonni do Brasil” de volta à sua terra natal, juntamente com a edição de um novo livro do mesmo nome em língua italiana e portuguesa.

Esperamos que os cidadãos da Mooca e arredores apreciem a mostra. A entrada é franca! Benvenuti!
Mais informações no site: www.nonnisp.com.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 15 + 12 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top