Cultura e Lazer

Mercadão completa 84 anos e presenteia visitantes com shows gratuitos

Demônios da Garoa, Osvaldinho da Cuíca e grupos do Clube do Choro estão entre as atrações que animarão o feriado de São Paulo

Um dos pontos turísticos mais queridos de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano, carinhosamente chamado de Mercadão, faz aniversário junto com a cidade nesta quarta-feira, 25, e para marcar os 84 anos de atividade, o público terá a oportunidade de acompanhar o show de um dos ícones paulista, o grupo Demônios da Garoa. Com sucessos como Trem das Onze e Saudosa Maloca, os integrantes vão embalar os visitantes com repertório de Adoniran Barbosa, outro símbolo da capital paulista.

A festa começa às 11h, no Salão de Eventos do Mercadão, com choro e samba comandados pelos grupos do Clube de Choro, seguidos pelo sambista Osvaldinho da Cuíca, que tem em seu repertório clássicos como “Frigideira” e “Pirapora”.

Nos intervalos, o público não fica parado e poderá acompanhar a banda Vinil Chic, com repertório pop, rock e clássicos do samba. As apresentações serão próximas ao portão 11, rua principal do Mercadão.

 

Serviço

Aniversário de 84 anos do Mercadão

Data: 25/01/17

Local: Rua da Cantareira, 216 – Centro

A programação acontece no Salão de Eventos e na rua principal do Mercadão (entrada pelo portão 11).

  • 11h – Clube do Choro
  • 12h – Banda Vinil Chic
  • 13h – Oswaldinho da Cuíca 
  • 14h – Banda Vinil Chic 
  • 15h – Demônios da Garoa 

 

Marco na cidade, Mercadão reúne delícias da gastronomia e história.

Conhecido por sua variedade de produtos, frutas exóticas, sanduíches e pastéis bem recheados, como o de mortadela e bacalhau, o Mercadão é o quarto ponto turístico mais visitado da cidade com média de 50 mil pessoas por semana. São 12.600 m², com 266 boxes onde podem ser encontrados de chocolates a queijos, passando por grande variedade de vinhos e azeites. Possui área para venda de frutos do mar, carnes, laticínios e doces.

Aberto ao público das 6 às 18h, o Mercadão não para como a cidade de São Paulo, e o atendimento vira a noite, agora voltado aos atacadistas que têm à disposição 67  boxes hortifrutícolas, fazendo com que o centro de compras tenha movimento 24 horas por dia. O estabelecimento ainda conta com aproximadamente mil trabalhadores para atender o público.

Prédio Histórico – O projeto, do escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, explora a iluminação natural com o uso de clarabóias e telhas de vidro. Os vitrais de estilo gótico foram projetados pelo renomado artista russo Conrado Sorgenicht Filho, autor também dos vitrais da Estação Sorocabana, Teatro Municipal, Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, Catedral da Sé e mais de 300 igrejas do país. O vidro colorido veio da Alemanha e mais de quatro anos foram necessários para a conclusão da pintura.

As obras para a construção do Mercadão tiveram início em 1928. Além de substituir o antigo mercado, de meados do século XIX, que ficava na Rua 25 de Março, a intenção era erguer um marco da “metrópole do café”. Sua localização, no quadrilátero formado pelas ruas da Cantareira, Comendador Assad Abdala, Mercúrio e Avenida do Estado, foi cuidadosamente pensada: o prédio ocupa uma área que, na época, era estratégica para a cidade, próxima à rede ferroviária e à estação do Pari e às margens do rio Tamanduateí, facilitando o embarque e desembarque de mercadorias que eram transportadas de barco.

Quando o Mercadão ficou pronto, em 1932, a Revolução Constitucionalista impediu sua inauguração. O local acabou tornando-se depósito de armas e munições. Dessa maneira, a abertura oficial foi adiada para o ano seguinte e a data escolhida foi a do aniversário da cidade, 25 de janeiro.

Alguns números:

  • 350 toneladas de alimentos comercializados por dia
  • 50 mil pessoas circulam semanalmente pelo local
  • 20 mil a 30 mil lanches de mortadela, são vendidos semanalmente
  • 8 restaurantes somente no mezanino de 1.000m², mais instalações no subsolo
  • 1 cozinha equipada no Espaço Gourmet para aulas de gastronomia
  • Mais de 40 ramos de atividade

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 7 + 14 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top