Comunidade

Ônibus paulistanos terão contador de passageiros

A superlotação dos ônibus deve ganhar um inimigo tecnológico. O escolhido para combater o problema responde pelo nome de contador de passageiros, pequeno aparelho instalado sobre as portas de entrada e saída dos coletivos. Ele terá a função de registrar e remeter dados para uma central da São Paulo Transporte (SPTrans). A partir disso, a Prefeitura poderá socorrer, em tempo real, os itinerários abarrotados.
A prefeitura espera que esse sistema esteja concluído até o fim do ano que vem. Por enquanto, o processo segue na fase de homologação da rede de equipamentos que ficarão dentro dos ônibus. Além do contador de passageiros, os veículos terão novidades como letreiro interno para indicar a parada em que o ônibus se encontra (e a próxima a ser alcançada), modem para conexão à internet Wi-Fi dos celulares dos usuários e câmeras de monitoramento.
Especificamente, o contador de passageiros vai capturar dados sobre a lotação de cada ônibus, “associando a contagem a localização, data, hora” e prefixo e nome da linha, segundo descrição publicada no documento da SPTrans que especifica as características dos aparelhos a serem instalados nos coletivos. Também será necessário que o contador faça a distinção entre adultos e crianças e não confunda pessoas e objetos.
Após a coleta, feita sempre que as portas de entrada e saída estiverem abertas, as informações serão repassadas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da SPTrans, que, em caso de superlotação, enviará “outro veículo para atender o ponto em questão”, informou a gerenciadora por meio de nota.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 9 + 14 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top