Saúde

Pipoca, abacate e mais comidas que dão saciedade e ajudam na perda de peso

Não comer em excesso é importante para ter sucesso no emagrecimento. Mas não adianta só reduzir a quantidade de comida que você coloca no prato se isso significar que, pouco tempo depois, você estará sentindo muita fome —o que pode levar a comer besteiras ou exagerar na próxima refeição.


Para comer a quantidade certa e ficar satisfeito por algumas horas, faz toda a diferença ingerir alimentos que garantem saciedade. Com eles, fica mais fácil: manter a dieta; controlar o impulso de comer algo apetitoso (e calórico) quando a fome bater; perder peso; cuidar da saúde.


Listamos aqui alguns alimentos que dão saciedade:

  • Abacate e coco: contêm fibras e gordura monoinsaturada (conhecida como gordura “boa”), que ajuda na saciedade.
  • Maçã, pera e uva: devem ser ingeridas com casca, são fontes de fibras solúveis e insolúveis. Essas substâncias colaboram para a saciedade, especialmente quando associadas a um consumo adequado de água (ao menos 2 litros por dia).
  • Rúcula, agrião, alface, cenoura ralada, pepino: Começar a refeição pela salada, de preferência crua, torna a digestão mais lenta, o que prolonga a saciedade. A dica para não enjoar é variar os vegetais, além de experimentar novas combinações de temperos.
  • Pipoca: Por ser rico em fibras, o milho contribui com a saciedade. E a pipoca é uma ótima opção de lanche. Prepare com azeite e pouco sal, na panela ou na pipoqueira. A versão industrializada para fazer no micro-ondas não é saudável, pois costuma ter aditivos químicos e gorduras.

A FORMA COMO SE COME TAMBÉM INFLUENCIA NA SACIEDADE
Não são apenas os alimentos que são capazes de gerar saciedade. A forma como se come também dita muito sobre nossas respostas corporais à comida.


A primeira orientação dos especialistas é: não faça refeições em frente às telas. TV, celular e computador não devem fazer parte do momento de alimentação. Além disso, crie uma rotina em que você sempre faça as refeições em um determinado horário e local que não seja estressante, sem barulhos ou grandes distrações.


Comer com mais calma faz com que se mastigue melhor, de forma mais lenta e por mais tempo do que quando se come ansioso ou assistindo a algum programa. A boa mastigação auxilia na digestão e faz com que se tenha menos necessidade de ingerir uma grande quantidade de alimento.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 12 + 10 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top