Notícias

Prefeitura entrega mais de 100 apartamentos populares em área nobre da cidade

A Prefeitura de São Paulo entregou nesta quarta-feira (20) 109 apartamentos que vão mudar a vida das famílias que viviam na Favela Funchal, na Vila Olímpia, na Zona Sul. O Conjunto Habitacional Coliseu era uma reivindicação antiga das pessoas que moravam em barracos de madeira, sem nenhuma infraestrutura, e que hoje passam a usufruir de uma região totalmente atendida por benfeitorias, como serviços, saneamento, transporte, energia e telecomunicação, em uma região nobre da cidade e que tem um dos metros quadrados mais caros da capital.

O prefeito Ricardo Nunes garantiu que retorna em março para entregar os outros apartamentos e lembrou que está fazendo o maior programa habitacional da história da cidade de São Paulo, destacando que finalizará 2024 com mais de 100 mil novas moradias viabilizadas entre entregues, em obras e contratadas.

“Tivemos um atraso aqui de 120 dias por conta da ineficiência da Enel de fazer a ligação da energia, mas hoje é um dia importante para os moradores dos 109 apartamentos. Aqui era uma favela. Iniciamos a obra na gestão do Bruno [Covas] e agora fazemos essa entrega”, explicou. “É um trabalho muito antigo e todas as 272 famílias estavam no auxílio aluguel. Essas 109 famílias que recebem a chave cessam o auxílio aluguel de R$ 500 e vão morar nos seus apartamentos”, completou Nunes.

Com custo de R$ 44 milhões, o empreendimento faz parte do Programa de Urbanização de Favelas da Secretaria Municipal da Habitação (SEHAB) e as obras seguem em ritmo acelerado com a entrega do primeiro condomínio, que está sendo construído na área onde existia a antiga Favela Funchal. A ocupação começou no final da década de 1950 e foi removida para a construção do empreendimento.

“É um exemplo que a gente quer seguir. Queremos pegar áreas de favelas e transformar em habitação de forma digna para que a gente vá evoluindo na qualidade de vida das pessoas”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

No total, são 272 unidades habitacionais, divididas em três blocos, com 14 pavimentos (térreo + 13 pavimentos cada), sendo o Bloco 1 (Coliseu 1): 109 unidades habitacionais; o Bloco 2 (Coliseu 2): 109 apartamentos e o Bloco 3 (Coliseu 3): 54 unidades. Todos os condomínios dispõem de área de lazer coberto com playground.

Vendedora ambulante e uma das novas moradoras, Monique Amorim, 37 anos, conta que saiu do local há 8 anos e que vinha recebendo o auxílio aluguel da Prefeitura. “A gente não vai morar em barraco de pau e nem ver rato nunca mais”, disse. “Pensava que iria ter uma casa, mas jamais imaginei que seria no mesmo lugar em que eu morava. Aqui era tudo brejo. Eu nasci dentro da favela com barracos de pau. A região agora está chique”, concluiu.

Todos os apartamentos têm 47 m², com varanda, dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Há também unidades específicas para idosos e unidades adaptáveis PNE. O local ainda contará com 7 boxes comerciais no piso térreo, atendendo pedido da população residente na área.

“Nós não vamos parar por aqui. Ainda temos muitos anúncios para fazer. Hoje são 109 unidades de um total de 272. São apartamentos de quase 50 metros e de alto padrão em um dos lugares mais caros da nossa cidade”, apontou o secretário de Habitação, Milton Vieira. “Isso mostra que o prefeito quer dar dignidade para as pessoas”, completou.

Para a implantação dos condomínios foram realizadas obras de infraestrutura, de drenagem, retirada de entulho, paisagismo, infraestrutura condominial, instalações elétrica e hidráulica, infraestrutura viária com pavimentação e paisagismo.

Histórico
Após um deslizamento de imóveis no local, a SEHAB iniciou o cadastro das famílias e sua inserção no auxílio aluguel, pago com recursos da Operação Urbana Faria Lima até o reassentamento nas unidades habitacionais.

Paralelamente a essas ações, foi instalado o Plantão Social na área para atendimento às famílias, além do processo de constituição do Conselho Gestor de ZEIS para apresentação, discussão e aprovações do Projeto Urbanístico do local.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 10 + 13 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top