Notícias

Sabesp pede economia de água a moradores da zona leste

Divulgação/Sabesp

Manutenção na próxima quarta (8) no Sistema Rio Claro afetará as regiões de Iguatemi, São Mateus, São Rafael e Sapopemba; Companhia usará outrossistemas de abastecimento para minimizar o impacto

Na próxima quarta-feira (8), a Sabesp realizará uma grande manutenção no Sistema Rio Claro, no município de Salesópolis. O serviço vai afetar o abastecimento ao longo do dia em alguns bairros da zona leste de São Paulo e na cidade de Ribeirão Pires. A Companhia pede que os moradores economizem a água armazenada em suas caixas-d’água. O abastecimento será normalizado gradualmente no decorrer da noite de quarta e madrugada de quinta-feira.

A operação preventiva contará com o envolvimento de 110 funcionários para realizar reparos e inspeções nos aquedutos de água bruta (por onde passa a vazão captada em direção à estação de tratamento) e tratada e na estação de tratamento do sistema, que está em operação há 86 anos.

Para que os funcionários possam entrar nas tubulações em segurança e realizar as manutenções, o fluxo de água terá de ser interrompido. A
Sabesp utilizará seu sistema flex para minimizar o impacto e levará água
de outros locais para abastecer parte da população normalmente abastecida pelo Rio Claro. Os sistemas que farão o avanço são Alto Tietê, Cantareira e Rio Grande, com o apoio das obras feitas nos últimos anos. Essas intervenções permitem que diversos bairros possam ser atendidos por mais de um sistema. No caso da manutenção de quarta, áreas que normalmente recebem água do Rio Claro serão abastecidas por esses outros três sistemas.

O tratamento de água será interrompido às 8h de quarta, quando os funcionários poderão andar nos aquedutos. Para ter uma ideia da  dimensão, essas tubulações têm 2,7 metros de altura e 2 metros de largura.

Os serviços devem ser realizados até as 18h de quarta-feira, quando os serviços estarão concluídos e a água voltará a ser transportada até a estação de tratamento. A partir disso, o Sistema Rio Claro voltará a abastecer os moradores das regiões afetadas.

Durante a manutenção, a Sabesp pede que os moradores economizem ao máximo o volume reservado em suas caixas-d’água. Os imóveis que seguem as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) não sentirão grandes alterações. A norma determina que todas as torneiras e chuveiros sejam conectados à caixa-d’água, que deve ter capacidade de reservação adequada ao perfil de consumo dos moradores por no mínimo 24 horas.

Casos emergenciais podem ser informados pela Central de Atendimento
Telefônico. A ligação para o número 195 é gratuita. Outra alternativa é o
aplicativo Sabesp Mobile, disponível gratuitamente para download em
celulares e tablets com sistema operacional Android ou iOS.

Confira algumas dicas de economia de água:Tome banhos mais curtos;

  • Tome banhos mais curtos;
  • Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
  • Evite lavar o carro durante a manutenção;
  • O uso da mangueira também deve ser evitado para lavar a calçada ou o quintal. Dê preferência à vassoura e um balde com água;
  • Utilize a lava-roupa e a lava-louça apenas quando elas estiverem na capacidade máxima;
  • Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar.

Veja a relação de bairros que serão afetados

Capão do Embira, Carrãozinho, Chácara Vovó Luiza, Cidade IV Centenário, Cidade São Mateus, Cidade Satélite, Cohab Mascarenhas de Moraes, Conjunto Promorar, Fazenda da Juta, Iguatemi, Jardim Adutora, Jardim Alto Alegre, Jardim Ângela, Jardim Arantes, Jardim Canaã, Jardim Colonial, Jardim da Conquista, Jardim São Pedro, Jardim das Laranjeiras, Jardim Dona Sinhá, Jardim Galáxia, Jardim Helena, Jardim Iara, Jardim Imperador, Jardim Itápolis, Jardim Limoeiro, Jardim Maria Lídia, Jardim Marilu, Jardim Morada do Sol, Jardim Nova Carrão, Jardim Nove de Julho, Jardim Planalto, Jardim Premiano, Jardim Ricardo, Jardim Rodolfo Pirani, Jardim Santa Adélia, Jardim Santa Bárbara, Jardim Santa Maria, Jardim Santo André, Jardim São Cristóvão, Jardim São Gonçalo, Jardim São José, Jardim Sapopemba, Jardim Soares, Jardim Solange, Jardim Tietê, Jardim Três Marias, Jardim Vale do Sol, Jardim Valquíria, Jardim Vera Cruz, Jardim Vila Carrão, Parque Bancário, Parque Boa Esperança, Parque Cruzeiro do Sul, Parque das Flores, Parque Santa Madalena, Parque São Lourenço, Parque São Rafael, Recanto Alegre, Recanto Verde do Sol, Santa Bárbara, Sapopemba, Sitio dos Franças, Sítio Palanque, Sitio Vovó Carolina, Terceira Divisão, Vila Araci, Vila Bancária, Vila Bela, Vila Brasil, Vila Cruzeiro, Vila Ester, Vila Guarani, Vila Lar Nacional e Vila Leme.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 7 + 8 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top