Saúde

Sinais de desidratação: Como saber se estou bebendo pouca água?

A água é fonte de saúde e vida ao nosso corpo. A desidratação, caracterizada por uma baixa disponibilidade de água no organismo, é um problema grave que pode levar à morte se não tratada de forma adequada.
A Supervisora de Nutrição e Dietética do São Cristóvão Saúde, Cintya Bassi alerta sobre os principais sinais emitidos pelo corpo: Sede exagerada; Boca e pele seca; Olhos fundos; Diminuição da sudorese; Cansaço; Dor de cabeça; Tontura; Moleira afundada em bebês; Em casos graves, a desidratação pode evoluir para queda da pressão arterial, perda de consciência, convulsão, coma, falência de órgãos e morte.
Uma boa dica a quem não possui o hábito de beber água e deseja aumentar o consumo é apostar em água saborizada. “Como os ingredientes utilizados são naturais, todos têm seus benefícios, cada um pode escolher de acordo com sua criatividade e preferências. Algumas ideias são acrescentar itens como morango, mirtilos, pedaços de melancia, pepino com limão, limão e gengibre, hortelã, abacaxi, entre muitas outras opções”, sugere a nutricionista.
Já água com gás, água de coco, sucos e chás podem auxiliar na hidratação diária. Por outro lado, o gelo não é fonte de hidratação, como muitos pensam. Ele pode compor suas bebidas, mas não serve pra substituí-las, visto que a quantidade de água em um cubo de gelo é pequena. Há também a opção de incluir alimentos no cardápio para fortalecer as chances de hidratação, tais como Melancia; Morango; Pêssego; Framboesa; Abacaxi; Pepino; Abobrinha; Tomate; Cenoura; Alface; Espinafre; Repolho.
Lembre-se de se hidratar logo ao acordar, com pelo menos 500 ml de água. “Durante o sono, nosso organismo consome muita água para continuar funcionando e, por isso, já acordamos desidratados, com necessidade de reposição”, indica a especialista.
Mesmo com todas as opções mencionadas pela nutricionista, o melhor e mais recomendado é beber água. Para hidratar, tanto faz se ela está fria ou em temperatura ambiente. A água gelada tem um leve efeito acelerador do metabolismo, já que obriga o corpo a trabalhar pra subir a temperatura novamente e a morna, um leve efeito digestivo, porque facilita a digestão das gorduras.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 13 + 7 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top