Cultura e Lazer

SP Escola de Teatro abre quatro cursos de extensão gratuitos

Foto: Divulgação/ Facebook

Inscrições e matrícula devem ser feitas exclusivamente pela Internet; aulas acontecem na sede da escola, no bairro do Brás, capital paulista

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está com inscrições abertas para quatro cursos gratuitos de Extensão.

São eles:

  • Treinamento para o palhaço: estado de jogo, curiosidade, disponibilidade e prazer;
  • Da máscara neutra à máscara do ancião: memória, presença e o devir!;
  • Dramaturgia, escritura cênica, atuação: por um teatro possível;
  • Acrobacia cômica;

Os interessados devem se inscrever exclusivamente na seção Extensão Cultural no site da Escola.

Confira abaixo mais informações sobre os cursos:

 

Treinamento para o palhaço: estado de jogo, curiosidade, disponibilidade e prazer

O curso é um treinamento prático para iniciados na arte do palhaço, com foco no desenvolvimento de um “estado de jogo”, fundamentado na curiosidade, disponibilidade e no prazer. A ideia é desenvolver jogos de relação a partir desse estado, além de promover uma troca com os alunos, investigando conjuntamente a potência desses fundamentos no treinamento do palhaço.

Podem se inscrever artistas, estudantes e interessados em geral, profissionais ou amadores, iniciados no palhaço. As inscrições vão até 17 de abril pelo site e a matrícula online acontece no dia 21 de abril.

As aulas acontecem do dia 24 de abril a 26 de junho, às segundas e quartas, das 15h às 18h, na SP Escola de Teatro – Sede Brás (Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás).

Da máscara neutra à máscara do ancião: memória, presença e o devir!

O curso propõe a busca de um processo de descoberta da identidade “atoral” (do ator) orgânica, através do contato e de procedimentos pedagógicos com o uso das máscaras cênicas.

Podem se inscrever jovens artistas em processo de aprendizagem ou recém-saídos de cursos e faculdades, que comprovem no mínimo seis meses de experiência com a linguagem das máscaras. As inscrições vão até 13 de abril pelo site e a matrícula online deve ser feita no dia 20 de abril.

As aulas acontecem do dia 25 de abril a 22 de junho, às terças e quintas, das 15h às 18h, na SP Escola de Teatro – Sede Brás (Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás).

Dramaturgia, escritura cênica, atuação: por um teatro possível

Análise da dramaturgia, monólogos, explorando com os participantes os aspectos corais dos textos.Neste primeiro módulo, os encontros terão os seguintes temas: “Baile de Nelson Rodrigues – cenas do autor e confissões, num bailinho, de suas personagens”; “Tchekhov coral e Cocteau monologante – a partir de ‘O Tabaco Faz Mal’ e ‘O Mentiroso’”; “O Triste Testamento de Beethoven e Uma Ode à Alegria – a partir da visão da apaixonada doméstica do compositor e do poema de Schiller cantado na ‘9ª Sinfonia’”; e “Georges Feydeau: esquecidos tempos cômicos – a partir de mais de dezena de seus monólogos”.

Qualquer pessoa pode se inscrever para o curso. As inscrições vão até 28 de março pelo site e a matrícula online deve ser feita no dia 3 de abril.
As aulas acontecem do dia 4 de abril a 25 de maio, às terças e quintas, das 15h às 18h, na SP Escola de Teatro – Sede Brás (Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás).

Acrobacia cômica

Explorar possibilidades corporais para o trabalho de dramaturgia cômica do palhaço, iniciação de acrobacias de solo, acrobacias em duplas e em grupo, parada de mãos, cascata (acrobacia cômica) e jogos de palhaço.

Podem se inscrever jovens a partir de 16 anos de idade (para menores de 18 anos será necessária autorização dos responsáveis). As inscrições vão até 27 de março pelo site e a matrícula online acontece no dia 31 de março.

As aulas acontecem do dia 4 de abril a 1 de junho, às terças e quintas, das 10h às 13h, na SP Escola de Teatro – Sede Brás (Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás).

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 13 + 13 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top