Saúde

Detran-SP promove primeira campanha de doação de sangue do ano

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) promoveu, em parceria com a Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, sua primeira campanha interna de doação de sangue de 2024. 83 colaboradores compareceram ao auditório na sede do Detran-SP, entre 8h30 e 11h30, contribuindo com a coleta de 64 bolsas de sangue. Uma curiosidade que muitos desconhecem é que cada doação é capaz de salvar até três vidas.

É necessário que o doador cumpra alguns requisitos:
Estar em boas condições de saúde; Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem apresentar documentos necessários e formulário de autorização); Pesar no mínimo 50 kg; Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); Apresentar documento original com foto recente.

A iniciativa positiva para salvar vidas coincide com o engajamento do órgão paulista de trânsito no Maio Amarelo, movimento internacional pela vida nas ruas e estradas, iniciado em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O aumento dos casos de dengue tem impactado negativamente o nível dos estoques de sangue do Estado. Há a diminuição de doadores, visto que o impedimento para aqueles que tiveram dengue é de 30 dias, além do aumento da necessidade de transfusão de sangue como parte do tratamento dos casos graves da doença. Atualmente, o estoque da Pró-Sangue opera com 40% da sua capacidade.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 6 + 7 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top