Nacional

Hambúrgueres queijos e empanados terão teor de sódio reduzido

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, firmou com a Associação Brasileira de Indústrias de Alimentação (Abia), nesta terça-feira (5), o quarto pacto para a redução de sódio nos alimentos industrializados. Os alimentos que passarão por essa redução são empanados, hambúrgueres, três tipos de linguiças, mortadela, itens de presuntaria, queijo mussarela, requeijão e sopas instantâneas.
Essa é uma forma de o governo diminuir o alto índice de consumo de sal no país, um dos fatores de risco para doenças crônicas como hipertensão e doenças cardíacas. A previsão é que esses alimentos sejam acrescentados aos três acordos firmados anteriormente.
Segundo a pasta, a recomendação de consumo máximo diário de sal pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é menos de 5 gramas por pessoa. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o consumo do brasileiro está em 12 gramas diários.
O alto índice de consumo de sal no país é um dos fatores de risco para doenças crônicas, como a hipertensão. De acordo com os dados da pesquisa Vigitel 2012 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), um quarto da população brasileira tem hipertensão arterial.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 7 + 5 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top