Comunidade

Moradores reivindicam providências para a ocupação irregular nos Baixos do Viaduto Alcântara Machado

No último dia 12 de Fevereiro, uma comissão de moradores da Mooca representada por Arnaldo Nolasco, Laura Carreta (respectivamente diretor e redatora do jornal Gazeta da Mooca) Evely Gallucci (Assistente de Coordenação Pedagógica nas Escolas Profissionais Salesianas); e Ovídio De Maio (Empresário) reuniu-se na sede da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) com Cristina Cordeiro (Secretária Adjunta) e  Isabel Bueno (Coordenadora de Proteção Social Especial).

O objetivo do encontro foi a entrega de um abaixo assinado com mais de mil assinaturas solicitando providências contra a ocupação irregular dos baixos do Viaduto Alcântara Machado. Também foram apresentadas fotos que comprovam os transtornos que a comunidade vem  sofrendo com a ocupação da calçada por moradias improvisadas e colchões que inviabilizam a passagem de pedestres; o acúmulo de lixo e detritos que vem gerando a infestação de ratos e outras pragas urbanas; além dos episódios de violência relacionados a brigas, furtos e o tráfico de drogas.

Cristina Cordeiro esclareceu que a Prefeitura faz um mapea­mento constante dos pontos de concentração de moradores de rua. Na ocasião, a Mooca apresentava mais de 70 locais. “As ações de retirada são complexas porque exigem uma ação coordenada entre as Secretarias de Assistência Social, de Saúde, de Trabalho, de Habitação, a Subprefeitura local e a Guarda Civil Metropolitana”, afirmou a secretária.

A coordenadora Isabel Bueno salientou o perfil dos ocupantes precisa ser levado em conta. “Em situação de rua se encontram famílias inteiras, inclusive com crianças, que passam por um momento de crise financeira, desempregados que vieram de outras regiões do país, alcoolatras, viciados em drogas, entre tantos outros. Antes de tirá-los de onde estão, precisamos fazer uma gestão dos recursos disponíveis para oferecer soluções adequadas para cada necessidade”.

Ao final da reunião, as representantes da Prefeitura disseram que a ocupação dos Baixos do Viaduto Alcântara Machado já é alvo de um plano de trabalho intersecretarial que se encontra em andamento e visa cumprir o Plano de Metas desta gestão.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 12 + 8 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top