Esportes

Nike e Urbia inauguram o primeiro Skate Park do Parque Ibirapuera

Pablo Vaz/@pablovaz

Após cinco décadas de resistência da modalidade, o skate park ressignifica a modalidade na cidade de São Paulo

É impossível contar a história do skate brasileiro sem dois elementos: o Parque Ibirapuera e o Ibiraboys. O Parque foi o maior foco de resistência do skate da capital paulista e, durante a década de 70, o grupo surgiu como a primeira geração de skatistas do Brasil, representando a luta contra a opressão nos anos 80, época em que o esporte se tornou ilegal em São Paulo. Durante toda a luta para reconquistar os espaços e revogar a proibição, os atletas não possuíam um local adequado para a prática – até hoje. Ressignificando o novo momento para a modalidade, após cinco décadas sem um espaço dedicado aos apaixonados pelo skate, a Nike, junto com a Urbia, inaugura o primeiro skate park na história do Parque: um marco importante para o Ibirapuera e a comunidade do skate. 

A entrega faz parte da segunda etapa do projeto da marca em parceria com a gestora do Parque Ibirapuera. Em junho, foram entregues pela marca esportiva cinco novos espaços esportivos e gratuitos para os frequentadores do Parque: um campo de futebol society revitalizado, duas quadras de basquete e duas quadras de areia.

A Nike acredita no poder do esporte como agente transformador da sociedade, por isso, a ampliação do acesso e a democratização do esporte é fundamental para tornar o esporte um hábito diário na vida das pessoas. Sabendo da forte conexão entre o skate e o parque, nada mais justo do que tornar real a luta dos skatistas paulistanos. Esperamos que o novo espaço consiga impulsionar e trazer ainda mais fãs para a modalidade” disse Gustavo Viana, diretor de marketing da Fisia, Distribuidora Oficial Nike no Brasil.

A construção tem forma de “street/pista” com simulações de espaços urbanos e conceitos de pistas próprias para o esporte, contemplando rampas e obstáculos sob medidas técnicas para o skate. A estrutura possui 600m2 de área construída, com luzes de LED nos obstáculos, trazendo uma experiência única aos frequentadores. Localizado na Ladeira da Preguiça, próximo ao Portão 5, o desenvolvimento do projeto contou com a expertise da PUG Skateparks, empresa especializada em projetos de pista de skate junto a profissionais gabaritados no esporte. 

“Nosso objetivo é fomentar diferentes modalidades esportivas no Ibirapuera. No início da nossa gestão, realizamos pesquisas e identificamos que uma das principais necessidades dos skatistas era a construção de um local específico para a prática do esporte. A entrega da pista, por meio dessa parceria com a Nike, vai ao encontro da nossa meta de contribuir para o fortalecimento do skate na capital”, afirma Samuel Lloyd, diretor da Urbia.

O evento de inauguração da pista contou com os mestres de cerimônia Sandro Testinha, fundador da ONG Social Skate, e Pipa Souza, skatista e uma das principais vozes do skate feminino. Pelo lado dos atletas, tivemos a presença dos skatistas Gabi Mazetto, Vinícius Costa e Leo Adrian. No som, os DJ’s Sophia, Kefing e Sono TWS animaram a noite de todos que estavam presentes.

Para o momento da celebração, dez skatistas foram convidados para realizarem Jam Sessions em 6 rounds para eleger os melhores de acordo com 5 categorias de habilidade década a década: 1ª geração (1975-1985): Speed, 2ª geração (1985-1995): Air (tricks in quarters), 3ª geração (1995 – 2005): Tech, 4ª geração (2005 – 2015): Combos e 5ª geração (2015 – presente): Flow. Os jurados das Jam Sessions foram Roger Mancha, lenda do skate e técnico da Seleção Brasileira de Skate, Marcos Hiroshi, skatista profissional e jurado da CBSK, e Grazi Oliveira, skatista, comunicadora, apresentadora e influenciadora do skate feminino. Após o término da Jam Sessions, aconteceu o Tricks for Shoes, desafio aberto para 10 skatistas do público em três obstáculos diferentes da pista. As melhores manobras foram contempladas com um produto da Nike SB.

SERVIÇO  

  • Local: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana
  • Portão: 5
  • Horário de funcionamento: 5h à 0h
  • Recomendações: Crianças menores de idade estejam sempre acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 5 + 9 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top