Notícias

Prefeitura de São Paulo oferece oportunidade de estágio para estudantes de ensino superior

Divulgação/Governo do Brasil

Os interessados devem ser cadastrados no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)

Prefeitura de São Paulo oferece oportunidades de estágio para estudantes de cursos de nível superior (incluindo pessoas com deficiência) interessados em participar do programa de estágio da administração municipal. Os candidatos devem acessar o site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), efetuar o cadastro (caso não tenham), e realizar prova específica para a Prefeitura.

Com a aprovação, o estudante fará parte do banco de cadastro, e o CIEE irá em busca de vagas, cruzando o perfil do estudante com o perfil da vaga disponibilizado pela Secretaria ou Subprefeitura solicitante. O estágio é supervisionado e orientado por profissionais dos quadros da Prefeitura, possibilitando a experiência na prática, além de complementar a formação acadêmica dos estudantes.

Os estagiários podem ser de cursos de diferentes áreas do saber, para atuar nas diversas Secretarias, as quais: Assistência Social, Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Esportes e Lazer, Fazenda, Habitação, Verde e Meio Ambiente, Justiça, Pessoa com Deficiência, Transportes, Saúde, Segurança Urbana, dentre outras.

Os selecionados cumprirão uma carga horária de 20 horas semanais (4 horas diárias) e uma bolsa estágio mensal de R$ 690,12, além do auxílio transporte de R$ 176,00 mensais.

Atualmente, a Prefeitura conta cerca de 6.250 estagiários de nível superior contratados. Para outras informações sobre o programa de estágio, acesse a cartilha disponível aqui ou consulte a página da Secretaria Municipal de Gestão.

De acordo com a Lei Federal nº 11.788/2008, e o Decreto nº 56.760/2016, 10% das vagas de estágio devem ser reservadas para estudantes com deficiência e define o estágio como um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho”. Já o artigo 27 da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) determina que a educação é um direito da pessoa com deficiência e garante o sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo da vida, a fim de alcançar o máximo desenvolvimento de habilidades conforme as peculiaridades de cada um.

O Decreto Municipal também assegura que 20% (vinte por cento) das vagas alocadas nas Secretarias Municipais, devem ser para negros, negras ou afrodescendentes, observado o disposto na Lei nª 15.939, de 23 de dezembro de 2013, e legislação subsequente.

9ª edição do prêmio “AS MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA PMSP”

Dentro do princípio de reconhecer e premiar iniciativas que melhorem a qualidade dos serviços prestados à população, os estudantes que participam do programa de estágios da Prefeitura de São Paulo recebem reconhecimento especial pelo desenvolvimento de projetos que agreguem valor às atividades realizadas na Administração. 

Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Gestão, em parceria com o CIEE, realiza anualmente o prêmio “AS MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA PMSP”.

A iniciativa busca valorizar o estagiário, na medida em que incentiva a demonstração dos resultados obtidos com o aprendizado prático. Mostra, ainda, a preocupação da Prefeitura em fazer com que os estagiários participem no desenvolvimento de políticas públicas, coloquem em prática o que aprendem na faculdade e aumentem a capacidade de raciocínio e desenvoltura.

A 9ª edição do Prêmio acontecerá no II Congresso de Estágios da PMSP, nos dias 26 e 27/09 e 05/10, no Espaço Sociocultural – Teatro CIEE. Para mais informações, clique aqui.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 14 + 13 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top