Nacional

Teste do Pezinho será ampliado na rede pública de saúde

Desde o início deste mês, o Teste do Pezinho (exame pelo qual passam os recém-nascidos) irá incluir também a detecção precoce de mais duas doenças além das que já são diagnosticadas hoje.
A ampliação no quadro de doenças identificadas ocorre após a habilitação do Estado de São Paulo para a chamada fase 4 da Triagem Neonatal (TNN). A coleta do exame não sofrerá alterações, mas sim a metodologia laboratorial das análises. O teste disponível atualmente permite a identificação do hipotiroidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme, fibrose cística e outras hemoglobinopatias.
Com a mudança, também serão detectados casos de hiperplasia adrenal congênita, grupo de doenças genéticas em que as duas glândulas suprarrenais, situadas acima dos rins, não funcionam corretamente, e para deficiência de biotinidase, que pode levar a convulsões, falta de equilíbrio, lesões na pele, perda de audição e retardo no desenvolvimento.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 13 + 13 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top