Notícias

Vila dos Idosos completa 11 anos como exemplo de moradia social no Brasil

Gabriela Nolasco/Cohab

Empreendimento do programa de Locação Social da Prefeitura de São Paulo recebeu o Selo Mérito 2017, da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação

No último sábado (8) a Vila dos Idosos, localizada no bairro do Pari, completou 11 anos e contou com uma comemoração especialmente preparada para os moradores e convidados.

O evento, organizado pela Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP), com a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e a Prefeitura Regional da Mooca teve um café da manhã e a apresentação do artesanato produzido pelos moradores. O prefeito Bruno Covas prestigiou a festa, ao lado dos secretários Fernando Chucre (Habitação) e Marcos Penido (Prefeituras Regionais), do presidente da Cohab-SP, Alex Peixe, e do subprefeito da Mooca, Paulo Sergio Criscuolo.

Inaugurado em 2007, o empreendimento é considerado um modelo de política pública bem-sucedida no oferecimento de moradia digna para idosos. Tanto que, em agosto de 2017, a Vila dos Idosos recebeu o Selo Mérito 2017, da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação.

Como parte do programa de Locação Social de São Paulo, a gestão condominial desta moradia para idosos é realizada pela Cohab-SP. A administração social é da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab).

Na Vila dos Idosos moram cerca de 200 pessoas, em 145 unidades habitacionais, 25% adaptadas para portadores de necessidades especiais, distribuídas entre 90 quitinetes (30 m²) e 55 apartamentos de um quarto (43 m²).

A senhora Wilzair Moya, de 73 anos, foi uma das primeiras moradoras da Vila. Ela, que é marroquina, chegou há 11 anos e disse que é muito feliz no local. “Sou sozinha e aqui tenho amigas e sou muito bem tratada”, comentou.

O espaço comum foi projetado para atender às necessidades desse público, com três salas para TV e jogos, quatro salas de uso múltiplo no térreo voltadas para a rua, salão de festas com cozinha e sanitários, área verde, espelho d’água, horta comunitária e três elevadores. Um deles, fica logo na entrada do condomínio. O outro, próximo ao salão de festas, e o terceiro fica no meio do empreendimento, na saída para a quadra de bocha.

Os moradores têm assistência médica pelo Programa de Atendimento ao Idoso (PAI), desenvolvido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da região e acompanhamento semanal de assistentes sociais e psicólogos.

Pelo Programa Locação Social, que oferece subsídios para populações vulneráveis e de baixa renda no acesso à moradia, os idosos que recebem até três salários mínimos pagam como aluguel o equivalente entre 10% e 15% dos rendimentos de suas aposentadorias, além de uma taxa condominial no valor de R$ 35.

O critério para seleção de novos moradores é baseado numa lista de suplência e apenas é seguido caso haja vacância, o que geralmente acontece por dois motivos: morte ou perda da autonomia. No caso de novas vagas, a equipe social da Secretaria Municipal de Habitação seleciona o idoso por meio de entrevista e visita domiciliar.

Os critérios para atendimento são: ter mais de 60 anos, autonomia e renda de até três salários mínimos e não ter sido selecionado para o atendimento habitacional anteriormente. O idoso tem de morar sozinho ou com até um acompanhante.

Todos os empreendimentos de habitação social destinam 3% das vagas para população idosa. O município também tem outro empreendimento destinado exclusivamente  aos idosos, o Palacete dos Artistas, localizado na Avenida São João. Neste caso, o idoso deve ter vínculo artístico e mais de 60 anos, além de renda familiar de até três salários mínimos.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 10 + 8 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top