Avisos

Voa Brasil é usado como isca para roubar dinheiro e dados de vítimas

Golpistas já estão utilizando o nome Voa Brasil, programa do Governo para disponibilizar passagens aéreas por até R$ 200 e que ainda não está funcionando, para direcionar vítimas a sites fraudulentos e roubar dados bancários e dinheiro.


O esquema tem início com vídeos e anúncios falsos patrocinados em redes sociais, para que apareçam na linha do tempo de pessoas com possível interesse no programa. A partir desses anúncios fraudulentos, uma vez clicados, a vítima é redirecionada para um site de cadastro, também manipulado pelos criminosos.


O site pede dados pessoais de praxe em cadastros, como nome completo e CPF, para que ele “libere” os requisitos necessários para que a pessoa continue a compra. A promessa é de algumas passagens aéreas com ida e volta por R$ 200.


Ao prosseguir, é solicitado que a vítima gere sua guia de pagamento, que deve ser realizado em até 30 minutos. Esse pagamento é referente a taxas de “impostos, fiscalização de aviação civil e taxa de contribuição ao turismo brasileiro sustentável”.


Uma vez clicado para gerar a guia, o site redireciona para outro portal ainda com o nome do Voa Brasil, onde a pessoa enganada precisa pagar o valor adiantado via Pix ou cartão de crédito como última parte do cadastro. Ao concluir a operação, a vítima tem prejuízo financeiro e pode ter os dados do cartão de crédito capturados pelos golpistas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 3 + 15 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top