Legislação

Nova Lei Transforma CPF em Identificação Única: Entenda as Mudanças

Em uma era cada vez mais digital, o nosso país também tem sofrido mudanças na forma de identificação dos seus cidadãos. Recentemente, a Lei 14.534 promoveu o CPF (Cadastro de Pessoa Física) como a única identidade necessária nos serviços públicos em território nacional.

A principal mudança trazida pela Lei 14.534, que entrou em vigor em 2024, é a consolidação do CPF como a única identificação necessária nos serviços públicos. Com isso, documentos como a Carteira de Identidade (RG) e Carteiras profissionais passam a ter a mesma numeração do CPF. Esta medida tem como objetivo simplificar os processos e unificar a identificação do cidadão brasileiro. 

A nova legislação estabeleceu que os órgãos públicos têm até o final de 2024 para se adequarem a essa nova realidade. Durante esse período, todos os novos documentos emitidos ou reemitidos terão como número de identificação o mesmo do CPF. 

Com esta nova lei, diversos documentos passaram a exigir o número do CPF, facilitando dessa forma a vida dos cidadãos e otimizando a administração pública em geral. São eles: 

  • Certidão de nascimento; 
  • Certidão de casamento; 
  • Certidão de óbito; 
  • Documento Nacional de Identificação (DNI); 
  • Número de Identificação do Trabalhador (NIT); 
  • Registros nos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); 
  • Cartão Nacional de Saúde; 
  • Registro da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); 
  • Número da Permissão para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH); 
  • Certificado militar; 
  • Carteira de identidade profissional; 
  • Entre outros. 

CADASTRO DA PESSOA FÍSICA EM FORMATO DIGITAL

O tradicional cartão físico do CPF já é coisa do passado, sendo substituído apenas por uma versão digital, o que reflete a modernização e a busca por processos mais sustentáveis. 

Para obter o CPF ou a sua versão digital, o processo permanece sendo responsabilidade da Receita Federal do Brasil (RFB). A pessoa interessada, seja brasileira ou estrangeira, residente ou em trânsito no Brasil, pode solicitar o documento preenchendo um formulário eletrônico disponível na internet. 

OS BENEFÍCIOS DA NOVA LEI

As mudanças trazidas pela nova lei do CPF prometem trazer diversos benefícios para os brasileiros, como a simplificação de burocracias e a redução da necessidade de portar múltiplos documentos. 

Além disso, com o CPF sendo a única identificação necessária para a utilização de serviços públicos, facilita-se o acesso a estes serviços, tornando a experiência do cidadão mais agradável e menos complicada. 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 11 + 13 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top