Comunidade

PL regulamenta escolinhas de futebol para evitar exploração infantil

Para evitar a exploração de crianças e adolescentes no mundo esportivo, a vereadora Patrícia Bezerra (PSDB) defende a regulamentação das escolinhas de futebol para jovens entre cinco e 17 anos. Esse é o objetivo do Projeto de Lei (PL) 199/2014, de autoria da parlamentar, em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo.
De acordo com a proposta, a escolinha deverá oferecer materiais, organizar suas atividades conforme idade dos alunos, ter autorização dos pais e realizar exames médicos periódicos nos alunos. Os alojamentos deverão garantir o direito à privacidade de cada um, com no máximo duas pessoas por quarto. Além disso, nenhum jovem poderá trabalhar gratuitamente, em troca do alojamento ou de testes que possam vir a ser oferecidos.
“Ludibriados pelo sonho de fama e riqueza em um grande clube, as crianças são afastadas de seus pais, levadas por olheiros para outros estados brasileiros com a promessa de se tornarem o próximo Ronaldo ou Neymar”, justificou a vereadora.
Se o projeto for aprovado, situações como a que aconteceram em 2012 com atletas da Portuguesa Santista poderão ser evitadas. Na época, o time foi acusado por utilizar jogadores mirins em campeonatos estaduais sem oferecer serviços como alimentação e atendimento médico.
Para Patrícia, essa situação não pode continuar. “Infelizmente o trabalho infantil está muito presente no cenário brasileiro e o esporte não foge a essa regra”, afirma.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 3 + 7 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top