O Governo do Estado realizou nesta sexta-feira (1) o “Dia D de Mobilização Estadual” contra a dengue em todos os 645 municípios paulistas e mais de 5 mil unidades de ensino. Com a participação das secretarias estaduais da Saúde e da Educação, além da Defesa Civil e do Exército Brasileiro, a iniciativa uniu os esforços para orientar a população sobre o combate à doença e alertar para a importância da continuidade da prevenção.
Na capital, o evento, anunciado pelo Centro de Operações de Emergências (COE), foi realizado na Escola Estadual Almirante Barroso, na região do Jabaquara, e contou com atividades especiais para os mais de 450 estudantes.
Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foram disponibilizados conteúdos informativos sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. O material foi distribuído com base nas faixas etárias de cada etapa de ensino e abrangeu temas como medidas preventivas para eliminação dos criadouros de mosquitos e limpeza no ambiente escolar.
Durante a ação, as crianças também puderam visitar algumas estações que mostravam ciclo de vida do mosquito, exposição de maquinário de combate à dengue, jogos educativos e informativos sobre como eliminar os criadouros.
Todos contra a Dengue
A Defesa Civil do Estado e o Exército Brasileiro mobilizaram equipes para reforçar a orientação de combate aos focos de mosquitos. O Comando Militar do Sudeste (CMSE), do 8º Batalhão de Polícia do Exército (8º BPE), apresentou aos estudantes o ônibus-choque do 8º BPE e a viatura marruá, além de ganharem exemplares da revista Recrutinha.
Defesa Civil e Exército realizaram vistorias nas residências do entorno da escola para investigar e eliminar possíveis criadouros do mosquito e levar orientação à população. O Estado também entregou para todas as prefeituras panfletos e vídeos com o tema da atual campanha: “A água mais mortal pode estar no seu quintal”.
Dúvidas sobre a prevenção e transmissão das arboviroses?
Para auxiliar a população em meio a tantas fake news que circulam nas redes sociais sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a Secretaria da Saúde lançou o portal “Dengue 100 Dúvidas”. O site reúne 100 perguntas e respostas para esclarecer dúvidas frequentes em relação à prevenção, transmissão, cuidados e as diferenças de uma doença para outra. O acesso está disponível no link: www.dengue100duvidas.sp.gov.br.