Cultura e Lazer

Prefeitura oferece curso de Língua Portuguesa gratuito para imigrantes 

A Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação (SME) e de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), promove o projeto Portas Abertas – Português para Imigrantes com o objetivo de oferecer o ensino da língua portuguesa de forma gratuita e distribuída por todas as regiões da cidade. 

Há 11 escolas da Rede Municipal de Ensino na capital que oferecem o curso para pessoas acima de 18 anos que imigraram para o Brasil. Os interessados, independentemente da condição migratória e documental, podem se inscrever diretamente na escola onde querem estudar, em qualquer momento do ano letivo. 

O curso é dividido em três módulos: básico, intermediário e avançado. Os encontros são realizados duas vezes por semana, presencialmente. As aulas são ministradas por professores da rede municipal que participaram de formação oferecida pelas secretarias municipais de Educação e de Direitos Humanos e Cidadania 

O conteúdo do curso tem material didático próprio para cada módulo e traz atividades que promovem discussões sobre combate ao racismo, machismo e respeito à diversidade de gênero. 

As inscrições podem ser feitas na escola onde o imigrante pretende frequentar as aulas em qualquer momento do semestre letivo. Ao todo, são 11 unidades espalhadas pela capital como polo de atendimento. 

Para efetuar a matrícula, basta apresentar um documento de identificação (serão aceitos aqueles emitidos no Brasil ou mesmo no país de origem) e um comprovante de residência. Caso o aluno não tenha este último, ele pode preencher a declaração de residência. 

Endereço das escolas na região: 
 
Centro 

CIEJA Paulo Emílio Vanzollini (CIEJA Cambuci) 
Endereço: Rua Cesário Ramalho, 111 – Cambuci 
Telefone: 3208-7820 

EMEF Arthur Azevedo 
Endereço: Avenida Salim Farah Maluf, 999 – Tatuapé 
Telefone: 2941-9022 / 2092-0005 

MAIS INFORMAÇÕES:
 https://www.capital.sp.gov.br/noticia/prefeitura-de-sao-paulo-oferece-curso-de-lingua-portuguesa-gratuito-para-imigrantes-1 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 3 + 15 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top